sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

OS VÍDEOS DA TIJOLO FILMES PERDERÃO METADE DA GRAÇA

YouTube agora silencia seus videos
por Marcos Azambuja em 23 de Janeiro de 2009 às 11:07 am

Aproveitando o post da Paula abaixo, cujo video está veio mudo: grandes mudanças estão ocorrendo no YouTube, e podem indicar o caminho da decadência desse portal de videos. Primeiro foi a Warner retirando os clips de seus artistas, por não entrar em acordo sobre o pagamento de royalties pelos mesmos. Agora, e sem ter lançado nenhum comunicado público, o YouTube passou a silenciar os videos e mashups contendo músicas de artistas.
É o tiro no pé com direito a ricochete: se a popularidade do YouTube surgiu justamente da possibilidade de se subir aquele clip caseiro com sua música preferida, agora o portal se vê na situação de retirar a carne do meio do hambúrger, com medo de processos por parte das gravadoras. Se Michel Gondry tivesse lançado hoje seu “Rebobine Por Favor”, talvez fosse um filme datado, com sua temática louvando o valor das produções caseiras e da criatividade naive dos não-profissionais.
Lendo os comentários de leitores neste post aqui, vi um especialmente saboroso: e se o YouTube for obrigado a silenciar o áudio de seu maior hit, “Evolution of Dance” (até agora 111 milhões de views)?
UPDATE: em seu blog oficial, a equipe do YouTube diz que o usuário tem 2 opções: ele próprio silenciar seu video, ou que o mesmo seja retirado do ar pela companhia. Brasil, ame-o ou deixe-o…


Fonte: updateordie.com

Nenhum comentário: