sexta-feira, 20 de março de 2009

M

Dançamos no mármore. Leiam o laudo da Eline - empresa responsável pelo que pensamos ser a massa assassina.

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DEPARTAMENTO TÉCNICO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE PAREX
BRASIL
Jundiaí, 17 de Março de 2009.
Ao
Sr. Bernardo Resende de Magalhães Carvalho
Obra Visitada: R: Benjamim Batista, 07
Bairro: Jardim Botânico – Rio de Janeiro - RJ.
Prezado Senhor,
O PAREX BRASIL, sempre prezou pela qualidade de seus produtos e pela
parceria que tem com seus clientes. Desta forma, atendemos nossos clientes com
dedicação, fazendo crescer cada vez mais esta parceria.
Deste modo, no intuito de podermos verificar as causas da patologia
reclamada (manchamento da Ligamax Extra Branca) por meio do atendimento aberto
sob número 242.186, estivemos no local onde fora retirado pedaços da pedra natural
clara e observado pontos com presença de ferro embaixo da argamassa acima
reclamada.
Mediante a esta visita, identificamos que o produto já aplicado encontra-se
com contaminação provável da água de amassamento ou do substrato onde fora
aplicado, do recipiente de onde estava a água ou de onde foi preparado o produto. Tal
condição é preponderante para o surgimento deste problema, como é definida abaixo:
A patologia pode ser adquirida de várias formas: Congênita, sendo originária
da fase de projeto; construtiva, originária da fase de execução da obra; adquirida,
decorrente da vida útil dos revestimentos; e acidentais, proveniente da presença de
algum fenômeno atípico, tais como os recalques estruturais, etc.
Entretanto, para melhor avaliação e conclusão deste atendimento, recolhemos
uma amostra do produto aplicado e encaminhamos para o laboratório para a
realização dos testes e ensaios pertinentes. Para tanto, como segunda opinião,
também encaminhamos amostras de areia para serem analisadas em laboratórios
externos credenciados. Enquanto estas amostras estavam em análise, e por terem
mencionado que as manchas surgiam após um tempo de no mínimo de 12hs das
peças assentadas, aplicamos o produto recolhido de sua obra em comparação ao
mesmo produto da seguinte forma, conforme evidenciado em detalhes abaixo:
1- Aplicamos a Ligamax Extra Branca recolhida no local em um substrato
padrão de concreto e aguardamos 12 e 24hs, não apresentando nenhuma mancha na
pedra natural, conforme foto abaixo:
Foto com Argamassa recolhida na obra.
2- Aplicou-se a Ligamax Extra Branca produzida com outro tipo de areia
utilizada no processo fabril no mesmo substrato padrão de concreto, não apresentando
nenhuma mancha conforme foto abaixo:
Foto do segundo teste (centro) da Ligamax Extra Bca com outro tipo de
areia.
3- Como comparativo, produzimos a Ligamax Extra Branca com um terceiro
tipo de areia, aplicando-a no mesmo substrato padrão de concreto, também, não
apresentando as manchas reclamadas, segue foto abaixo:
Foto da argamassa Ligamax Extra Bca produzida com outro tipo de areia
Ou seja, mesmo aguardando até 24hs após as aplicações das três
amostragens, não percebemos nenhuma alteração nas peças naturais claras
assentadas, descaracterizando problemas na argamassa de assentamento.
Com relação aos ensaios solicitados em laboratório externo, as três amostras
das areias utilizadas na fabricação do lote utilizado “in loco”, bem como as demais,
estas estão dentro do padrão de qualidade internos e normas vigentes, ou seja, não
sendo as causadoras do surgimento deste tipo de patologia reclamada.
Para tanto, solicitamos ao técnico responsável pela visita, que retornasse em
sua obra e realizasse mais dois testes. Isto é, mediante a realização destes testes
observaremos se o substrato (contra-piso) poderá estar contribuindo maciçamente
para o aparecimento deste problema, bem como a água. Em relação à água serão
preparadas duas amostras sendo, uma misturada com água recolhida da torneira e
outra com água mineral. Desta forma, poderemos detectar se esta água possui um
teor de ferro maior, causando assim, o problema reclamado. Portanto, o técnico estará
entrando em contato com V. Sa para acertarem os detalhes desta nova visita.
Mas, por não identificarmos problemas de qualidade intrínseca e pelas
características encontradas em todo o material aplicado, pelas amostras analisadas
em laboratório interno e externo, consideramos como reclamação improcedente.
E desde já, nosso departamento se encontra à disposição para eventuais
dúvidas que possam surgir, pois nossa missão é fornecer materiais de alta qualidade e
um suporte técnico necessário para nossos clientes.
Atenciosamente,

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Agora é voltar para Marmil - quem nos vendeu as pedras - e o Indiana e vez o que fazer.

Beijos e até o próximo Tijolo.

Um comentário:

Papa disse...

Meu Doco, uma respostinha bem "ao nível" ( como certamente faltou ao texto que foi enviado a vocês )da empresa. O escriba deve ter trabalhado em banco, daqueles que nos tiram as calças pelo pescoço e tem a cara de pau de dizer que foi para o nosso bem. Muita foto e pouca solução. Vamos culpar o governo pelo ferro na áqua ou no arquiteto que recomendou o produto ( desculpa Marquuuuito )? Bull shit.Mas a frase final é a pior...tsctsctsc.Beijos, meu filho, muitos beijos e paciência, pois o que o produto tem, mesmo, é muita cara de pau, para transferir ao ferro da áqua a causa do problema. Ainda bem que é no banheiro pois lá a adequação é perfeita. Um produto de m.... num lugar de se fazer m..., também.