terça-feira, 30 de dezembro de 2008

SE NÃO VIRAM, VEJAM. VALE OS 15'.



Para quem não tem acesso ao Youtube, basta clicar em

http://video.google.com/googleplayer.swf?docid=-3827595897016378253&hl

4 MOMENTOS DA OBRA

2008: CANTO NOBRE NA PRATELEIRA DA VIDA

2008 foi um ano de vários grandes acontecimentos para o Mundo de Todos e para o Meu. Mundo, digo. No Mundo de todos, teve escorregão econômico mundial, pré-sal, Olimpíadas na China, Obama, Cidade da Música. No Meu Mundo, 2008 virou canto nobre na prateleira Da Vida. Ela – A Vida - mostrou-me toda sua força. Foi generosa e crudelíssima. Alancei os 30. Tornei-me homem-criança. Maduro como nunca, mas imaturo como nos tempos de galocha na chuva. Apaixonado como nunca sempre. Cada vez mais Quase Pai. Cada vez mais Guardião do Meu Cachorro. Cada vez mais saudoso dele. Dono de uma Casa. Sonho Concreto. Olha a carequinha chegando aê. Mais Filho. Mais Irmão. Neto. Budismo acena para mim. Os 7 e poucos kms da Lagoa idem. Faço que não vejo. O trabalho quis me abraçar forte. Deixei, mas com certa reserva. 09 será um ano de muitos encontros. Amigos queridos serão laçados pra junto. Junto. Michelly pra dentro d’alma. Família na veia. Vida pra dentro. Mais um Tijolo. Pra vocês, que seja um ano sólido e doce. Beijos e até o próximo Tijolo em nossas vidas.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

IBÔ

A conquista do ap trouxe uma série de outras. A Ibô foi uma delas. Reproduzo delicioso comentário deixado por ela aqui no Tijolo. Obrigado, Ibô.

"Ibô disse...
OLÁ MEUS QUERIDOS
ANTES DE MAIS NADA FELIZ NATAL!!
QUANTO TEMPO NÃO POSTO POR AQUI!! MAS SEMPRE QUANDO DOU UMA PASSADINHA TEM SEMPRE NOVIDADES MARAVILHOSAS.
ESSE ANO DE 2008 FOI UM ANO BOM. EU QUE SEMPRE FUI UMA PESSOA MEIO DESCONFIADA COM OS SITES DE RELACIONAMENTO TIVE UMA GRATA SURPRESA AO LER A REPORTAGEM DA REVISTA DOMINGO E VER EM UMA MATÉRIA SOBRE BLOG UM CASAL QUE TINHA UMA HISTÓRIA NO MÍNIMO INTERESSANTE, COMPARTILHAVA COM OS LEITORES ANÔNIMOS OU NÃO AS DORES E AS DELÍCIAS DE SE CONSTRUIR UM SONHO, NO CASO A CONSTRUÇÃO DO AP.
ME IDENTIFIQUEI, POR QUE TAMBÉM TENHO ESTE SONHO.
CONHECI VCS DOIS E FOI UMA GRATA SURPRESA ESTE ANO.
NÃO NOS CONHECEMOS PESSOALMENTE, MAS NOS RECONHECEMOS NESTE SONHO E NA SENSIBILIDADE E CARINHO QUE VCS ENVIARAM NAS MENSAGENS.
QUERIDOS DESEJO TUDO DE MELHOR NESTE ANO DE 2009, SAÚDE, PAZ,AMOR.
BEIJOS MIL E REJUNTADOS.
:)
"

DING DONG

Com uma reforma como a nossa, temos que comprar tudo. Do ralo até a luminária. Tivemos, entre outros privilégios, a chance de escolher nossa campainha. Ficamos com a número 4. Ding dong. Será o som de coisa boa. Sorriso do outro lado da porta.



Beijos e até o próximo Tijolo.

DEVER CÍVICO

Lula convocou o Brasil a consumir. A injetar dinheiro na economia para que sigamos crescendo. Pois nesse final de semana tratamos de cumprir nosso papel. Nosso ímpeto de cidadania beneficiou três felizardas instituições genuinamente nacionais - Amoedo, Fast Shop (obrigado Mái Bróduei e Mama) e Ponto Frio (obrigado Mama). O Sr Amoedo, o Sr Fast Shop e a Sra Lili Safra devem estar felizes da vida. Consumimos, para alegria do nosso Presidente, por alguns brasileiros.



Beijos e até a próxima investida.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

SÍTIO ARQUEOLÓGICO

NOSSO SELEÇÃO DE ARTILHEIROS



Jones, Fabinho, Décio, Hipólito e mais dois outros artilheiros recém-chegados que, por descuido, ainda não guardei os nomes. Ah, e mais o Segurança da rua que, vez por outra, ataca de pedreiro. Nossos heróis.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

RELÍQUIA

Mama Holmes conseguiu o impossível. Recuperou dos empoeirados cofres da Prefeitura do César Maia a planta original do nosso Prédio inteiro. Espetacular. Escanearei e postarei por cá. Muito bacana ter o planta ainda feita à mão na década de 40. Valeu Mama.

Beijos e até o próximo Tijolo.

GESSO EXPRESS

Registro de hoje. Gesso express.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

PESSOAS QUE PASSAM

Ontem ficamos, pelo menos, uma hora conversando com a dupla de gessistas lá em casa. Chegamos 21h30 e os deixamos nossa morada lá pelas 22h30. Sim, para ganhar tempo (e salva grana deles), a dupla está dormindo na obra. Os caras são nota sem cifrão. Dupla daquelas de cinema. Tipo O Gordo e O Magro. Um altão e outro miúdo. São daqueles caras que dá vontade de esbarrar novamente pela vida. Na obra tem outros como eles. Todos sorrisos de boa gente que, ao final da obra, é provável que não vejamos mais. Doido pensar que as pessoas passam assim pela obra da nossa vida. Vendem seu suor/talento, tranformam a casa e partem. Dava vontade de poder cruzar com esses caras mais vezes. Gente que rala e sorri.

ESTÁ FICANDO TUDO BRANQUIN

Dei uma escapuladela na hora do almoço. Fui conferir como andam as coisas no AP. Trabalhar perto de obra tem essas coisas. Os caras do gesso, além de serem fenomenalmente atenciosos, são ligeiros demais. "Quarto do Casal", "Quarto dos Miúdos", "Cozinha", "Corredor" e "Hall" já foram repaginados com pé-direito de 2,60m. Tudo retin e branquin. E, para minha surpresa, não ficou "toca do tatu". Pelo andar da nossa dupla de gessistas até 6ª estará tudo terminado. Espero, então, que em 2ª o Tijolo possa ganhar novo post."HABEMUS TETO NOVO". "Vamu" que "vamu".

Beijos e até o próximo "Habemus".

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

TUTO BONA GENTE

Mais uma da etapa "INAUGURAÇÕES". Poucos dias atrás, Michelly e eu partipamos da 1ª REUNIÃO DE CONDOMÍNIO DE NOSSAS VIDAS. Experiência curiosa. Valeu para conhecermos todos os 5 outros moradores. Tuto bona gente. Uns mais "bona", outros mais "gente".

Beijos a até.

MAMA HOLMES. SHERLOCK HOLMES



Minha Mãe está, neste instante, em algum lugar nas entranhas da Prefeitura do Rio. A investida tratará de resgatar, dos arquivos da década de 40, a planta original de nosso ap. A expectativa é que o empoeirado documento nos presenteie com alguns m2 adicionais de área. Minha Mãe, experiente que é, acredita que parte da área que é apresentada como comum ao prédio, seria de nosso domínio. Envolvemos advogada para investigar, mas, mesmo escolada que é com nossa amiga íntima burocracia, desistiu na reta final do processo. Inscansável que é, Minha Mãe tomou o cachimbo para si e foi lançar baforadas de "achem a planta!" na casa do César (o Maia - que, ainda bem, está de mudança).

Beijos e até o próximo Tijolo.

HABEMOS GESSO



Começou ontem o trabalho dos gesseiros. A estréia foi no "quarto do Casal". A expectativa é que a casa ganhe todo teto "branquin" até 3ª. Beijos e até o próximo Tijolo.

TOCA DO TATU



Uma questão que vem tirando nosso sono é o pé-direito de nossa casa. O fato de ap ser de andar térreo no dá de presente um (futuro belo) jardim envolvendo todas as janelas da casa, mas lança sobre nossas cabeças um emaranhado de vigas de sustentação do prédio. A princípio, pensamos em ocultá-las acima do gesso. Ocorre que se o fizéssemos, o pé-direito da casa ficaria demasiado baixo. E para quem acabou de deixar uma casa com 5m entre piso e teto, a sensação de "baixura" seria ainda maior. Optamos, com algum desconforto, confesso, por deixar que filetes das viagas mirem seus sorrisos para nós. Com isso, ficamos com parte delas aparentes - o que não favorece a noção de "amplidão" - mas ganhamos mais uns preciosos centímetros de respiro.

Beijos e até o próximo Tijolo.

HABEMUS CONTRAPISO




Estamos, finalmente, chegando na fase do "HABEMUS". O "habemus" de agora é o contrapiso. Indiana suou para conseguir nivelar o cambaleante e rugoso piso do nosso ap. Tomou a semana passada inteira e mais sacos de areia do que o previsto. Mas o resultado é estupendo. Piso retão. Nada de cadeira, mesa ou armários bêbados cambaleantes.

Beijos e até o próximo "habemus".

ALÉM DO JONES, TEMOS A TRENA COMO GRANDE PARCEIRA.



Vejam minha incansável Namarida mandando ver nas medições. Temos ido quase que diariamente acompanhar os avanços na evolução da mariposa. Beijos e até.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

BACK IN BUSINESS

Boto abaixo a parede do longo silêncio que me manteve longe do TIJOLO. Desde o dia em que deixamos Nossa Morada - 30/11 - não trouxe mais novidades - que são muitas. Desque que deixamos a Casa 249, estamos morando na graciosa Casa da Minha Mãe. Pretendemos nos equilibrar por lá até o final da obra. A obra vai muito bem. Nosso Indiana Jones vem, aos pouquinhos, ganhando o tempo perdido e deixou escapar que pretende entregar a obra em janeiro. E como não se deve duvidar de quem já encontrou o Santo Graal, estamos confiantes. Penso que o único dado que possa comprometer a entrega é a indefinição de alguns acabamentos ainda. Falando sobre acabamentos, vejam as novidades que vestirão a casa.

- BANCADAS CONZINHA :: granito pretão absoluto
- CHÃO E BANCADAS LAVANDERIA :: granito são gabriel (parecidão com o preto absoluto, mas bem mais barato)
- RODAPÉS DA CASA :: mármore branco clássico (conseguimos por um preço incrível. Ficará, além de prático pra limpar e tal, lindão com o piso de madeira de demolição)
- PISO BANHEIROS :: (antes de mais nada, é preciso lembrar que não somos cafonas) mármore carrara. Acreditem, vai ficar bacana, sem parecer lance de museu nem frio.

Conseguimos comprar tudo isso depois de negociar pacas. Foi incrível o que conseguimos de barganha. Credito à Michelly o sucesso dessa operação. Foi incansável para conseguir viabilizar o que buscávamos.

Ainda no capítulo "vitórias da Michelly", fechamos a recuperação dos armários dos quartos e criação das portas de correr com um marcineiro mágico. Jones nos apresentou e Michelly fechou negócio. Ela se encantou com o Nosso Marcineiro. Talvez, tenha visto nele um pouco de seu querido avô - também marcineiro - que a vida levou pra memória.

Ficam pendentes, ainda, a definição de luminárias de teto (estamos tentando comprar as do tipo "NO FRAME" - sem frisos - pra ficar tudo mais limpão). Vamos ver se rola. É, infelizmente, mais cara do que os modelos normais.

Encerrarei este post de atualizações por aqui. Porque post longo é que nem anúncio com muito texto. É página virada sem leitura.

Beijos e até o próximo Tijolo. Volterei a trazer atualizações freqüêntes porque agora a obra esquentou.

domingo, 30 de novembro de 2008

ETCETERA

A COISA NA OBRA ESTÁ FICANDO PRETA





Ainda bem. Sinal de que estamos avançando para o momento de preparar a casa para receber contra-piso e embolço. Se a
manta asfástica já ganhou o chão e as paredes, fica mais fácil aceleraremos na próxima semana.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

TIJOLO EM SINTONIA COM TENDÊNCIA MUNDIAL DO SLOW BLOGGING

Noticia do Blue Bus - 25/11/08

Vc já ouviu falar em 'slow blogging'? Paginas atualizadas sem urgência.
É um movimento lançado em 2006 que prega a rejeiçao ao imediatismo, ao excesso de informaçao e velocidade. O New York Times tem uma matéria sobre o assunto - diz que o movimento é inspirado em outro, o 'slow food', que critica o fast food por destruir tradicoes locais e hábitos alimentares saudáveis. Assim como o pessoal do slow food acredita que a comida deve ser local, orgânica e sazonal, o pessoal do slow blogging vê blogs de noticias que publicam 50 posts por dia como um restaurante de fast food. Ou seja, acham que é bom para o consumo ocasional, mas nao sustentam a longo prazo. Os que praticam o slow blogging atualizam suas páginas com pouca frequência, publicam pensamentos, ensaios - sem pressa, sem urgência.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

DAS PAREDES DO CONGRESSO NACIONAL PARA NOSSOS BANHEIROS




Rejuntinhos,

desistimos do Vidrotil. Michelly propôs algo com bastante mais personalidade. A intenção é que a obra de Athos Bulcão ganhe nossas paredes. Tomara que consigamos. Além de mais bonito e plástico, é mais barato.

Beijos e até o próximo post.

domingo, 23 de novembro de 2008

NOSSA CASA EM CINCO METROS CÚBICOS




Rejuntinhos,

passamos a manhã de hoje mirando para esta cena. Marcão - portador da anatomia protagonista da foto acima - e Flávio foi a dupla responsável pela nossa mudança. Sim, nessa correria em que estamos nem chegamos a falar direito do assunto "mudança". Optamos, por uma questão de grana (não rola bancar aluguel + financiamento + obra tudo ao mesmo tempo junto), deixar nossa atual casa. Fechamos, por pouco mais de R$ 200,00 (já com custo de seguro e tal), o armazenamento de todos nossos móveis por 2 meses. A empresa é super bacana. Chama-se STORAGE SYSTEM (www.storagesystem.com.br). Reservamos, pela internet mesmo, um box de cinco metros cúbicos. Ligando para lá, me indicaram "uma empresa de mudança que trabalha sempre conosco. Gente de confiança. O custo: R$ 250,00". Ficamos cabreiros com o valor (uma ninharia perto do que "empresas de verdade" cobrariam). Como a grana está curta, fechamos com os figuras. Sabendo da grande chance dos caras serem meio descuidados, passamos a última semana inteira embalando com um super cuidado Nossa Casa.

Bom, eis que surge "o dia da mudança". Hoje. Os dois cabras - sim, ambos nortistas - chegaram cá 30 minutos atrasados. Foi o único contratempo (se é que um atraso às 8h da manhâ de um domingo chuvoso possa ser interpretado como atraso) do dia. Marcão e Flávio trataram de nossas coisas como se fossem deles. Tá certo que Marcão nos brindou repetidas vezes com a cena acima, mas acabou sendo, acreditem, divertido. Cuidadoso (outros, vez por outra, interpretam como "chato") que sou, me juntei aos dois cabras e pus a mão na massa. Depois de colocarmos tudo no "caminhão", os acompanhei até o tal depósito. Fica pertinho da Rodoviária. O espaço dos caras é impecável. São 901 boxes de várias dimensões. Uma mina de dinheiro se considerarmos que o investimento é quase que nenhum.

Seguem os registros do processo. Pena eu não ter levado câmera para o depósito. Mas prometo que quando for buscar o material filmarei tudo.









Beijos e até o próximo Tijolo.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

GUTI GUTI GUTI

Amanhã Nossa Obra completa seu primeiro mês de vida. Que gracinha.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

TODO BRANQUINHO

Combinei com o Indiana que só nos veremos em duas semanas. Só quero voltar ao AP quando ele estiver todo branquinho. Será que conseguiremos segurar a indelével ansiedade?

domingo, 16 de novembro de 2008

VEIAS

Divido com vocês o registro do surgimentos das primeiras veias de Nossa Casa. Beijos e até o próximo Tijolo.



quinta-feira, 13 de novembro de 2008

NOTÍCIAS DIRETO DA BANCADA DO JORNAL NACIONAL



Minha ausência se alargou tanto, que resolvi reportar as novidades direto da bancada do Jornal Nacional. Pois vamos lá. A prosa começa mais ou menos assim:

"Boa noite"

Os últimos dias foram de poucos avanços aparentes. Quando digo "aparentes", refiro-me aparentes aos olhos livres de entedimentos hidráulicos, elétricos e afins. O Mago, Indiana e sua equipe estão tratando de preparar o corpo de Nossa Casa para receber veias, artérias, tecido etc (coração, desde o início da viagem Ela já havia ganhado). Depois do quebra-quebra da primeira semana, os dias que se seguiram valeram para limpar o corpo e prepará-lo para nova formatação. O vazio ganhou lugar de paredes e a luz tratou de dar boa-vindas aos que venciam a porta. Chapisco e embolso agora abraçam o novo corpo que, até semana que vem, será rabiscado com tubos amarelo ouro, preto preto, cobre entre outros vários que comporão, aos meus olhos e aos da Michelly, uma macarronada estranhamente apetitosa. É mais ou menos neste pé que estamos. Compramos uma batelada de materias (com preços ótimos, aliás) que valerão para que avancemos para a 2ª grande fase da obra. Imagino que ficaremos abraçados nesta etapa pelo próximo para de semanas. Daí em diante, gesso e tinta passam a protagonizar o espetáculo. Poucos dias após, passam a dividir o estrelato com os acabamentos - ilustres e, como todas as estrelas, caros pacas.

Como se vê, estamos em lua-de-mel com a obra. Atribuo ao profissionalismo e doçura dos nossos aventureiros magos.

Beijos e até o próximo Tijolo.

domingo, 9 de novembro de 2008

ACABAMENTOS. ACABARAM-SE AS DÚVIDAS

Vamos de:

_Peroba clara semi-rústica na SALA, QUARTOS e, para desespero de Minha Mãe, COZINHA.

_MDF nos rodapés da SALA e QUARTOS. O contraste do rodapé de mármore com piso de demolição seria lindo, mas contrasta com nosso orçamento.


_GRANITO PRETO ABSOLUTO
para bancada da COZINHA e LAVANDERIA.


_AZULEJO PORTUGUÊS
formando um grande painel para parede que, da COZINHA, sorri para a sala.


_GESSO
em todos os tetos com níveis de rebaixo diversos.

_VIDROTIL para os banheiros está em fase de reavaliação.

_Todas as paredes, salvo o tal painel lusitano da cozinha, vestirão branco.

Beijos e até o próximo Tijolo.

CRONOGRAMA

A despeito do atraso de uma semana, vai bem. Indiana Jones tratará de recobrar a arca, ou melhor, o tempo perdido.

Beijos e até o próximo Tijolo.

NA OBRA

Minha Mãe me ligou hoje. Perguntou onde eu estava. Respondi "Na obra".

Da próxima vez que meu telefone tocar e eu "lá" estiver responderei "Em casa".

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

OBRA DAY 19

Queridos Rejuntinhos,

divido com vocês registros do dia 19 - hoje. Durante uma hora passeamos pelo apartamento que será o apartamento. Gostoso demais ficar brincando de imaginar como a ap será quando virar gente grande. Vestido dos acabamentos que elegeremos. Durante a brincadeira de hoje realizei como é saboroso poder viver este momento. Vi refletido no sorriso da Michelly meu sorriso. Sorrisos - meu e dela - da largura do Rio Amazonas.







Beijos chapiscados e até o próximo Tijolo.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CHAMEM A AMBULÂNCIA QUE O VIDROTIL FEZ UMA VÍTIMA



Com o avançar da obra, começamos a ter que correr atrás da compra dos acabamentos. Tínhamos (sim, tínhamos) a intenção de que nossos 2 (minúsculos) boxes fossem revestidos de vidrotil transparente. A metragem total soma 20m2. Com esta medida na mão, liguei inocentemente para o representante da Vidrotil para falar sobre forma de pagamento e tal. Do lado de lá, o cara diz que o total para míseros 20m2 supera R$ 5mil. Não à toa a marca deles lembra uma cruz. Sorte que sou atleta. Do contrário, meu coração teria falido. Tchau Vidrotil.

Beijos e até o próximo Tijolo.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

SENTIREMOS SAUDADES DESTE CLIMA

Temos falado muito da futura e nada da atual. Foi morada da Michelly por mais de 7 e minha "oficial" por mais de 1 ano. Temos uma relação muito especial com ela. Dessas que só entende quem tem/teve um pé direito de 5 m suportando telhado de mais de 100 anos. Coisa rara. Especial.

domingo, 2 de novembro de 2008

MAMA IS IN THE HOUSE

Primeiro registro das idas de Minha Mãe ao AP. Olhar cuidadoso e parceiro. Sempre. Beijos e até o próximo Tijolo.



DA CAMPANHA "PAREDES QUE FALAM"

Queridos Todos,

nossas paredes já ganharam mais vida. Estão lá mensagens de pessoas muito queridas. Obrigado Mãe, Tati, Maroca, Maguito, Gucci, Jack e Mariana.




Minha Mãe aproveitou para já deixar um bilhetinho no futuro quarto dos futuros netos.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

NOSSO PRIMEIRO FILHO NASCERÁ SÃO, MAS EM 12 SEMANAS.

Pelo menos é o que diz o Jones. Indiana Jones. Vejam o cronograma do gentil.

SEMANA 1 :: 20 AO 24/10

Quebra-quebra.

SEMANA 2 :: 27 AO 31/10

Finalização do quebra-quebra. Início da alvenaria e embolço.
Material a comprar: areia, saibro, tijolos e cimento

SEMANA 3 :: 3 AO 7/11

Finalização do embolço.
Início das instalações de hidráulica, elétrica, esgoto e gás.
Preparação piso e paredes para impermeabilização.
Material a comprar: hidráulico, elétrico, esgoto, gás e o necessário para impermeabilização do piso.

SEMANA 4 :: 10 AO 14/11

Finalização da impermeabilização.
Finalização das instalações.
Início contra-piso
Material a comprar: areia, cimento e madeira para granzepe.

SEMANA 5 :: 17 AO 21/11

Colocação dos caixonetes.
Colocação do gesso.
Início da pintura.
Material a comprar: caixonetes, selador, massa corrida lixa, rolos, pincéis, bandeja.

SEMANA 6 :: 24 AO 28/11

Término do gesso.
Continuação pintura.
Início colocação ladrilho.
Material a comprar: ladrilho (que ladrilho?) e argamassa.

SEMANA 7 :: 1 AO 5/12

Continuação pintura.
Início colocação ladrilho.
Colocação das janelas
Material a comprar: janelas e encomendar pedras (que pedras?)

SEMANA 8 :: 8 AO 12/12

Continuação pintura.
Continuação colocação ladrilho.

SEMANA 9 :: 15 AO 19/12

Continuação pintura.
Continuação colocação ladrilho.
Colocação das pedras (que pedras?).

NATAL :: SEMANA 10 :: 22 AO 24/12 (MEIO PERÍODO) + 26/12

Continuação pintura.
Colocação do piso.
Material a comprar: ferragens das portas.

SEMANA 11 :: 29 AO 30/12 + 2/1

Finalização do piso.
Colocação do rodapé.
Colocação das portas.
Material a comprar: luminárias, tomadas e metais.

SEMANA 12 :: 5 AO 9/1

Retoque finais.
Colocação de luminárias, metais e tomadas (e louça?)
Limpeza e entrega da obra.
Material a comprar: champagne. Muito champagne.

HOMENS TRABALHANDO. LÁ E CÁ.

Para onde quer que miremos, vemos obra.

Na nossa futura ex-casa.






E na futura futura casa.





Só alegria. Beijos e até o próximo Tijolo.

DA SÉRIE "OBRAS DE ARTE": NOSSO ÚLTIMO ALUGUEL



Este é o nosso último boleto. Obra de arte. Acabou. Chega.

Beijos e até.

"TUDO" AZUL



Estamos tão felizes, que, mesmo no meio dos escombros, vemos tudo azul. Beijos e até.

OBRA DAY 6

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PAREDES QUE FALAM



Queridos Todos,

uma das várias novidades do meu período de silêncio é que Michelly completou 30 anos. Pensei pacas sobre que presente dar. Eis que topo com o mais óbvio de todos - um TIJOLO. Mas um TIJOLO com "recheio" - uma CARTA DENTRO DE UM DOS FURINHOS. Ambos -TIJOLO e CARTA - não ganharão espaço em uma prateleira ou caixa de memórias, mas sim a própria parede. Sim, o TIJOLO e CARTA farão parte de nossa casa. Um regalo, portanto, rico em significado e repleto de good vibe.

A razão deste post é ampliar a iniciativa para todos que desejem deixar mensagens bacanas, possam fazê-lo e, de alguma forma, rechearem nossa casa de coisa boa.

Na nossa casa as paredes podem até não ter ouvido. Mas falarão muito. Só coisa boa.

Aos interessados - espero que sejam muitos - podem mandar comentários ou emails mesmo (bernardo.magalhaes@tvglobo.com.br) que imprimirei e colocarei nos tijolos.

Beijos e até o próximo TIJOLO.

NOVIDADES, NOVIDADES, NOVIDADES

Que saudade daqui. Brincar de dividir nosso momento dá gosto. Tanto que, mesmo na pauleira de trabalho e duas obras em andamento (a do nosso futuro ap e do futuro-ex), fico doido para bater por aqui. Fato é que temos várias novidades. Pretendo, em breve, lançá-las aqui.

Aguardem.

Beijos e até.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O SEGUNDO DIA DE OBRAS



No 2º dia de obra fomos fazer uma visitinha. Quando abrimos a porta não acreditamos no que 3 caras franzinos foram capazes de fazer. Impressinante. Não sobrou, como se vê, parede nenhuma para que eu saciasse minha gana de dar umas marretadas.Tomara que toda a obra tenha o ritmo das primeiras 48h.

Beijos e até o próximo post.

NOVIDADES

Queridos Todos,

essa vida de trabalhador na casa dos 30 não é mole (será que sempre foi assim?). Michelly e eu estamos trabalhando pácas. Não está dando para passear por aqui como fazíamos. São várias as novidades até as novidades que não são novidades - tropeços burocráticos, pasmem. Acreditam que o Banco ainda está inventando coisa? Está rolando mó bate-estaca "lá em casa", mas o Paulo - o dulcíssimo ex-proprietário-inventariante - ainda não recebeu a grana. Posi é. O Banco me disse que bastava que fizéssemos o Registro e mais nada. Levamos o registro e disseram que, além do Registro, precisaríamos apresentar a ônus Reias em nosso nome. E tome acionar Minha Mãe para tentarmos, de bate-pronto, conseguir o bendito e derradeiro(será?)documento e encerrarmos a fase "fechando o financiamento". Agora, só queremos é saber de obra.

Sobre a obra: de pouquinho em pouquinho vamos colocando o pé neste universo. Por ora, além da surpresa de ver o "nosso canto" repleto de entulho, não tomamos nenhuma rasteira dessas comuns ao processo. Tudo vai bem. Indiana Jones tem se mostrado o mesmo doce herói da primeira oportunidade em que o vi. Que continue assuim.
No sábado iremos ao campo de batalha com o Mago para discutir ajustes/adequações no projeto original. Natural. Obra é um organismo vivo.

Beijos e até o próximo Tijolo.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

OBRA DE ARTE



Batizo-a de
"NOSSA PRIMEIRA CAÇAMBA. CARAMBA."
Tijolo sobre tijolo
5m3
2008
Rio de Janeiro


Rejuntinhos,

nosso quebra-quebra começou ontem. Hoje inauguramos a 1ª caçamba de nossas vidas.
Uma obra de arte que merece moldura e parede no museu da nossa vida.

Beijos já repletos de poeira.

A CAMINHO DA OBRA

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

MAIS UMA MANIFESTAÇÃO CARINHOSA

De: Célio Castro
Enviada em: sexta-feira, 17 de outubro de 2008 04:47
Para: Bernardo
Assunto: Obras iniciadas - Vida nova

Bom dia Bernardo/Michelly. Estamos contentes com nosso novo vizinho. Abraço Fraterno de Célio / Norma - Apartamento 201.

Célio de Castro

________________________________

A nossa resposta ao carinhoso email:


________________________________________

De: Bernardo
Enviada em: sexta-feira, 17 de outubro de 2008 11:45
Para: 'Célio'
Cc: 'michelly'
Assunto: RES: Obras iniciadas - Vida nova

Caro,

agradecemos a afável recepção. É estupendo saber que estaremos cercados de pessoas suaves e sensíveis como você.

Em tempo: desculpo-me antecipadamente pelos transtornos que uma obra da natureza da que teremos carrega. Faremos o possível para provocar distúrbio mínimo.

Abraço.

Bernardo

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

ESTRÉIAS

Queridos Todos,

os últimos meses foram repletos de estréias para mim e Michelly. Dessas que tornam bacana esse lance de virar adulto. A mais recente, foi o convite, por email, para participar de nossa 1ª reunião de condomínio. Engraçado isso. Reproduzo email disparado pela boa praça Liliane - síndica - para todos os moradores do NOSSO PRÉDIO (bom escrever isso). Notem a menção aos novos moradores.

"Prezados vizinhos.

Gostaria de agendar reunião do condomínio para o dia 20.10 às 20:00 horas, se possível na casa da Celina, pois acho que ela não está podendo sair de casa. Se não houver manifestação considero aprovada a proposta.
Estou enviando em anexo, uma minuta de convenção de condomínio, somente para servir de referência, pois muitas cláusulas não se aplicam a nossa realidade, para que possamos construir a convenção de nosso condomínio. Somente com a convenção conseguiremos obter o CNPJ do condomínio.
Gostaria que todos lessem e trouxessem, na reunião do dia 20.10. sugestões para que pudessemos finalizar o documento e, posteriormente, enviar para registro.
Estou enviando , também, em anexo, extrato de nossa conta investimento do fundo reserva para as obras do condomínio. Hoje falei novamente com o seu Max da empresa Japa, ele está providenciando uma nova planilha de custos, esperamos que até a próxima semana ja tenhamos uma posição dele.
Sendo assim, a pauta da reunião será: convenção do condomínio e obras.

Apoveito a oportunidade para dar as boas vindas ao Bernardo e esposa, que estão se integrando ao grupo, como moradores do apto 101 e sendo copiados nesse e-mail. Aguardo vocês na reunião.


Abraço a todos
Liliane"

Que venham, tijolo a tijolo, muitas outras saborosas estréias na nossa vida.

Beijos e até breve.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

REGISTROS DA MANHÃ DE HOJE



Este é um registro da dupla Marquito "O Mago" e seu fiel escudeiro Indiana Jonas. Que Dupla esta.

Beijos.

APRESENTO-VOS "INDIANA JONAS"



Apresento-vos nosso empreiteiro: JONAS, INDIANA JONAS. Conheci-o hoje. Doce criatura. Será, a partir de 2ª, nosso grande parceiro.

Beijos e até.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

GODOT CHEGOU

Rejuntinhos,

finalmente o fim do que parecia não ter fim. Minha Mãe, ainda na condição de Mãe e Despachante Profissional - teve a confirmação de que está tudo "ok" com os nossos documentos e que até 6ª próxima teremos o Registro - documento que trará o nome de Michelly e o meu na condição de proprietários do imóvel. Sabendo disso, agendamos o início das obras para o dia 18 - 2ª próxima.

Amanhã, às 8h, estaremos Michelly, Marquito "O Mago", Indiana "Jonas" e Eu no ap. Será a oportunidade de eu conhecer nosso já ilustre Empreiteiro e discutirmos os detalhes para a 1ª fase da obra.

Beijos e até amanhã.

domingo, 12 de outubro de 2008

TIJOLO NÃO VIRARÁ UM MURAL DE LAMENTAÇÕES. MESMO QUE A DONA BUROCRACIA ASSIM QUEIRA.

Rejuntinhos,

o intenso rip de meu trabalho impediu que novidades pingassem por aqui. Aproveito o entardecer de domingo para uma breve atualização.

Atualizando:

Não fosse nosso indelével entusiasmo, vez por outra, o Tijolo viraria um mural de lamentações. É verdade. Como faz tempo que não passeio por cá, cabe rememorar em que momento estávamos. Esperando Godot. Este é o momento em que estávamos e em que seguimos abraçados. Demos entrada nos processo de Registro do Imóvel e, pra variar, caiu em exigência. O Registro apontou duas incorreções no Contrato do Banco (cláusula caduca e dados do ap lançados equivocadamente) , além de ter reclamado a entrega de um documento pendente (procuração dos funcionários paulistas do Real). Quando soube das exigências, tratei de tentar superá-las com costumaz agilidade. Tratei de ligar para o escritório de advocacia tercerizado pelo Banco e, num movimento genial difícil de explicar em um post, corrigi eu mesmo o contrato. A peripércia, resumidamente, passa pela impressão de nova informação na folha do contrato original. Arranquei a página final do contrato e a coloquei dentro da bandeja de impressão para uma área branca do contrato recebesse dois novos parágrafos. Lance de mestre. O tal documento pendente, meu Gerentão havia es-que-ci-do de me dar. Bom, mas ele tem crédito. Tudo foi superado na sexta-feira e, na própria sexta, disparei o novo composto para Minha Mãe de modo que, se tudo der certo (quantas vezes já repeti isto? mas continuarei repetindo. sempre), sexta próxima teremos o tão esperado registro. Com isto, poderemos iniciar as obras . Ah, íamos começar amanhã. Minha mão está clamando por umas marretadas. Clamando.

Beijos e olha a primeira prestação aí geeeeeeeeeente.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

1/300

Hoje recebemos documento que carregava ótima notícia: estamos a 299 prestações de poder dizer que o nosso ap será integralmente nosso. Sim, hoje dissemos "bem-vindo" ao primeiro boleto de cobrança do financiamento. Cobrança inédita em nossas vidas e, por isso, curiosa.

A outra novidade, esta de dois dias atrás, é de que demos - Minha Mãe - entrada no Registro do ap. Se tudo correr sem susto, até quinta-feira teremos o documento que, oficialmente, declarará Michelly e Bernardo como doces proprietários de um pé de terra carioca. Com isso, nosso adorável vendedor, depositará a chave em nossas mãos ainda semana que vem. Portanto, o sossego do gentil casal morador do apartamento 201 será vencido a partir do 14/10.Não por outro motivo, estamos nos programando para, no próximo final de semana, fazermos uma visita aos nossos novos vizinhos e, a priori, nos desculparmos pelo transtorno que, segundo O Mago e o Indiana "Jonas", traremos, durante 90 dias ao diminuto edifício.


Beijos e até a primeira marretada (assim, torcemos).

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

SÓ FALTA MAIS UMA CERTIDÃO PARA DARMOS ENTRADA NO REGISTRO

Minha Mãe conseguiu hoje pegar uma das duas certidões que o Registro de Imóveis pediu (aquelas tais solicitadas a posteriori)para darmos entrada no registro e, daí, correr para o abraço. Ao que parece, é provável que tenhamos a 2ª e última certidão na 6ª. Com isso, quem sabe, daremos entrada no processo na segunda-feira. Torçamos.

Beijos.

A LISTA. ESTA, NÃO A DE SCHINDLER.

Enquanto o REGISTRO não vem, vamos acelerando com todo o resto do processo pré-obra. Estamos com quase tudo certo para, uma vez com o REGISTRO na mão, lancemos as marretas contra as paredes. Aliás, a compra do ap é uma desculpa para Michelly e eu termos a chance de por paredes abaixo. (risos) Bom, fato é que já temos acertado orçamento do INDIANA “JONES” (sim, Jones é o nome do guerreiro. O “Indiana” é por nossa conta). No final de semana, O Mago nos apresentou o orçamento final e A Lista do material fundamental da obra. Segue A Lista. Esta, não a de Schindler – que será a dos acabamentos. No momento de escolha dos acabamentos, necessariamente, teremos eleger o que priorizaremos. Uns serão adotados e outros substituidos por pares menos custosos.

:: Material Elétrico
2 rolos de fio de 10mm
4 rolos de fio de 4mm
6 rolos de fio 2,5mm
2 rolos de fio 1,5mm
25 caixas octagonais
45 caixas 4 x 4
50 braçadeiras tipo corpo de ¾
20 braçadeiras tipo corpo de 1”
25 tubos de eletroduto de ¾
12 tubos de eletroduto de 1”
25 luvas eletroduto de ¾
10 luvas de eletroduto de 1”
1 quadro para dejuntores
5 rolos de fita isolante 3 M
2 rolos conduite corrugado de 50m ¾
1 rolo de fio de solda com estanho

:: Material Mineral
1.200 sacos de areia
250 sacos de qualimassa
80 sacos de cimentcola
1.350 tijolos

:: Material de Impermeabilização
16 rolos de manta asfástica
5 litros de águaraz
8 latas de primer
2 sacos de estopa

:: Material de pintura
2 latas de 18k de branco neve
3 latas de 18l de branco neve para as paredes
16 latas de 18l de massa corrida
2 galões de óleo
3 galões de tina esmalte sintético
50 folhas de lixa de ferra # 120
4 latas de seladora acrílica
3 bandejas grandes
2 bandejas pequenas
3 rolos de lã de carneiro com cabo
8 rolos de espuma de 9cm
6 trinchas
3l de águaraz
2 sacos de estopa

:: Material Hidráulico
6 Te de 50mm
12 joelhos de 50mm 45º
16 joelhos de 50mm 90º
10 adaptadores de 50x1.1/2
6 buchas de redução de 50x25
12 Te de 25mm
16 joelhos de 25mm 45º
24 joelhos de 25mm 90º
35 adaptadores de 25x3/4
15 joelhos de 25 x ½
4 Te de 25 x ½
2 tubos de 50mm (6m)
5 tubos de 25mm (6m)

:: Conexões Aquaterm
2 concetores fêmea de 28 x ¾
10 joelhos de 28 x 45º
12 joelhos de 28 x 90º
2 joelhos de 28 x ¾
6 luvas de 28
3 Te de 28
4 buchas de redução de 28 x 22
4 conectores macho de 22 x ¾
4 conectores fêmea de 22x3/4
24 joelhos de 22 x 45º
30 joelhos de 22 x 90
8 joelhos de 22 x ½
18 Te de 22
8 luvas de 22
4 tubos de 28
10 tubos de 22

:: Conexões de Esgoto
3 junções de 100 mm
2 Te de 100mm
8 joelhos de 100mm 45º
12 joelhos de 100mm 90º
10 luvas de 100mm
3 luvas de redução de 100x75mm
30 anéis de borracha de 100mm
8 joelhos de 75mm 90º
10 luvas de 75mm
15 anéis de borracha 75mm
3 caixas sinfonadas de 150 x 150 x 75
4 junções de 40mm
4 Te de 40mm
20 joelhos de 40mm 45º
32 joelhos de 40mm 90º
8 joelhos de 40mm com anel
4 luvas de 40mm
4 ralos seco de 40mm

:: Material Adicional

2L de adesivo para PVC
1L de solução limpadora
4 potes de adesivo aquaterm
1 pote de vedajuntas
5 caixas de fita terflon grande
2 bisnagas de pasta lubrificante (acho que, com está lista e, por conseguinte, este orçamento, pedirei uma 3ª bisnaga (risos))
3 lâminas de serra
3 bases de válvula de descarga de 1.1/4
3 registros de base de gaveta de 1.1/2
4 registros de base de gaveta de ¾
2 bases de misturador/box
2 bases de misturador/ducha higiênica (acho que tiraremos este item. Não acho higiênico)
3 tubos de saída de válvula de esgoto
15 baldes de obra
2 vassouras
4 masseiras
10 panos de saco
30m de lona plástica
1 de sisal
4 tábuas de 30
2 folhas de compensado
1 kg de prego 17 x 27
1 kg de arame galvanizado

Êita. Coisa pácas. Acho que, publicitário que sou, criarei uma campanha de funding. Algo do tipo “CRIANÇA ESPERANÇA”. Lançarei algo como Tijolo Esperança. (risos)

Beijos e até a próxima marretada.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

E A SAGA CONTINUA

Dô,
aí vão mais informações p/ o Tijolo.

O 1º imóvel, financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), pode ter 50% de desconto sobre o pagamento do registro (aprox.R$ 1400).
No setor que faz o cálculo, só é dada a informação de que é necessário o original do contrato para avaliar a procedência e o valor do desconto.

Mas, quando se chega lá, além do contrato, mais documentos à vista...
Para análise da procedência do desconto são necessários os seguintes documentos (p/ 1º imóvel residencial, financiado pelo SFH):

- certidão do 5º distribuidor (Av. Almirante Barroso, 90/2º andar - RJ -
2509 5543 - 8h às 17h) R$ 43,05 por certidão. Prazo: 6 dias utéis
- certidão do 6º distribuidor (Av.Rio Branco, 135/4º andar - RJ 2509 0331 -
9 às 18h) R$ 35,98 por certidão. Prazo: 4 dias utéis

Ambas só podem ser pagas em dinheiro.
A certidão é por comprador. Faz a pesquisa de bens, nos últimos 20 anos, p/ comprovar que este é o 1º imóvel do comprador.

Paralelamente, deve ser preenchida declaração de que esta é a 1ª vez de aquisição de imóvel residencial pelo SFH.
Essa declaração deve ter firma reconhecida.

Podíamos ter adivinhado porque só tinham sido pedidos do 1º ao 4º ofício e o 9º.
Agora já temos a resposta. O 5º e o 6º seriam pedidos depois, quando a lista infindável de documentos já estivesse ok.
Fica a pergunta: Será que serão pedidos o 7º e o 8º? Isso p/ ser otimista e não pensar nas dezenas: 10º etc.
Tem uma explicação. Por que pedir tudo junto, se pode ser pedido aos poucos para poupar os ingênuos marinheiros de 1ª viagem?

Bem, espero que dia 7/10, prazo p/ o último documento, possa dar entrada na papelada.
Só tem um detalhe: as 5ª e 6ª certidões, juntamente c/ o contrato, serão analisados p/ ser aprovado o desconto.
Vamos torcer p/ que essa análise seja feita no ato. E que, neste mesmo dia, possa ser dada entrada no registro de imóveis.
A partir daí, mais 3 a 4 úteis dias p/ análise da documentação (até que é pouco p/ tanto papel). Se tudo der certo, mais 4 dias úteis p/ ter o registro.
Ou seja, mais 2 semanas.

A nós, cabe ficar na torcida. E Paulo no aguardo p/ receber a grana. E poder, finalmente, entregar as chaves.
Muito a comemorar ...

Beijo,
Mama

MAMA DESPACHANTE

Hoje Minha Mãe tratará de atacar como despachante. É, ela assumiu a responsa de dar entrarda no Pedido de Registro do Imóvel. Com ela no comando desta tarefa, tenho certeza que o fim do processo de compra será rápido. Guerreira que só, vai colocar os burocratas no bolso. Se tudo der certo, ao final da semana que vem termos o registro em nosso nome.

Obrigado, Mãe.

Beijos.

EXERCÍCIO GOSTOSO

Ontem, domingo de chuva, fomos visitar nosso ap. Chegamos na rua. Olhamos um pro outro e rimos. Riso de cumplicidade e alegria. Descemos do carro. A chuva fina dava conta que não estávamos sonhando. Tratou de ajudar a realizarmos que estávamos rumando em direção ao nosso novo endereço. Coisa maluca, mas não realizamos ainda que temos um ap. Entramos. Olho no olho e novo riso. Aos pouquinhos, vasculhamos cada um dos aposentos. Ficamos mais de uma hora tentando imaginar como ficará tudo depois da obra. Exercício gostoso. Indescritível.

Beijos de alegria infantil.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

TE CUIDA YOUTUBE

Uma pesquisa da Comscore - empresa de monitoramento e pesquisa online - , divulgada recentemente mostra que os norte-americanos assistiram a mais de 11,4 bilhões de vídeos online no mês de julho. Quase metade deles, em sites do Google – leia-se YouTube. Isto significa que em um mês, mais de 5 bilhões de vídeos do Youtube foram vistos.

Pois bem, o Tijolo em um mês alcançou a marca de mais de 1.000 acessos. Marco que merece ser comemorado com nossos ilustres Rejuntinhos. Valeu.

Te cuida, Google/Youtube. Estamos chegando.

Beijos e até o próximo milheiro de acessos.

(risos)

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O CASAMENTO DO OTIMISMO COM A INOCÊNCIA

O casamento entre nosso otimismo e inocência nos levou a crer que seria simples encerrar o assunto "compra". Sabíamos que pós assinatura do contrato haveria necessidade de pagar a tal taxa da Prefeitura (ITBI) e registrar, em cartório, o contrato. A parte do ITBI - roubo velado - foi simples. Contratamos um despachante, firmamos o cheque administrativo e pronto. Afora terem (Prefeitura) nos esvaziado os bolsos, não tomaram nosso tempo. Mas a etapa final - registro de contrato - se apresenta como uma nova burocrática etapa. Minha Mãe trabalha próximo ao cartório e, parceira que é, já tratou de entender o que será necessário. Se liguem na bíblia:

1 - cópia autenticada do documento da união estável
2 - identidade da Michelly (cópia autenticada)
3 - minha identidade (cópia autenticada)
4 - escritura (compra e venda) - cartório de notas
5 - cópia autenticada do ITBI (nº inscrição imóvel)

Vendedor (pessoa física)
- 1º e 2º ofícios de interdições e tutelas
- 1º ao 4º e 9º distribuidores
- justiça federal (buscar no site www.jfrj.gov.br) a certidão da justiça em nome dos vendedores)
- identidade (cópia autenticada)
- alvará de autorização de venda (original) (por ser espólio)

Imóvel
- ônus reais (basta cópia simples e pode estar vencido.).Caso contrário, estou c/ o formulário a ser preenchido) => atenção essa certidão (R$ 48,29) tem validade de 30 dias. As demais de 90 dias.
- 9º distribuidor
- quitação fiscal/situação enfitêutica
- quitação condominial (ou declaração de que se encontra em débito) => atenção p/ que não tenha que quitar esse débito
- imposto de transmissão
- laudêmio (se for foreiro) - quando imóvel fica em região aterrada que pertencia ao mar
- contrato de financiamento original p/ avaliar desconto sobre valor do registro (1º passo)
- cópia do contrato de financiamento
- cópia autenticada da procuração do agente financeiro

E nós que imaginávamos que a única lista que teríamos diante de nós seria a de materiais de construção. Otimismo e inocência.

Mas vamos nessa. Reuniremos, novamente, os documentos e na 2ª Minha Mãe, dublê de despachante maternal, dará entrada.

Em relação ao prazo, o cartório pede 2 dias utéis p/ análise. Após resultado, se estiver tudo certo, em 1 semana sai o registro em nome de vocês.

Tijolo também é serviço. Segue endereço e contatos do cartório para os viajantes que podem vir a precisar:

2º OFÍCIO REGISTRO DE IMÓVEIS/ NILO PEÇANHA, 26/5º/ATÉ 17H30 - 2533-9654 e 2533-9655

Beijos a até o próximo suspiro.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ENGORDANDO OS COFRES DA PREFEITURA

Queridos Todos,

aos que nunca navegaram pelo processo de compra de um ap, quer seja financiado ou não, preparem-se. Na reta final do processo de compra, lance as mãos ao alto e não reaja. A Prefeitura tratará de esvaziar seus bolsos. Foi o que descobri hoje quando soube o valor do ITBI que teremos, sem chorumela, que pagar. Os caras não querem saber por quanto você comprará seu ap. Eles taxam em 2% do valor que eles estabelecem. Não querem saber se o apartamento está em estado lamentável ou se está com chão, paredes e teto revestidos de mármore carrara. Paciência. Engordemos os cofres públicos então. Ao menos no Rio, sabemos que este dinheiro será revertido em benefícios para os cariocas. Deve ser, parafraseando o Ancelmo, difícil viver em uma cidade em que isto não acontece.

Beijos e até o próximo Tijolo.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

É HOJE

Queridos Todos,

acordamos hoje com o sorriso estampado de sorriso. Hoje, às 13h30, firmaremos o contrato. Seremos, às 13h31, felizes proprietários de um canto nosso.

Beijos e até o vídeo que documentará o feito inédito.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O CONTRATO

Queridos Todos,

meu telefone tocou hoje de manhã. Do outro lado da linha, estava meu Gerente gente fina. Dizia que o contrato chegara. Propos enviá-lo por fax para que Michelly e eu pudéssemos avaliá-lo com calma. Topei. Já dei uma varrida nas várias cláusulas. Me pareceram "ok" (tá certo que texto jurídico é punk, mas acho que deu pra interpretar. Ao menos, ao meu modo). Avaliarei na noite de hoje com Michelly. E amanhã, se não tivermos nenhuma objeção, assinaremos.

Sabendo do papel de prestador de serviço que o Tijolo tem, tentarei postar o conteúdo do contrato para que os que se lançarem na jornada de financiamento se familiarizem com um documento desta natureza.

Beijos.

domingo, 14 de setembro de 2008

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

De: TAC - Jurídico
Enviada em: sexta-feira, 12 de setembro de 2008 17:05
Para: Bernardo; Michelly
Assunto: BERNARDO M (Documentação aprovada)

Transcontinental
ADMINISTRAÇÃO DE CRÉDITOS LTDA.

Ao Sr(a) BERNARDO M

Ref.: Financiamento Imobiliário

Informamos que a assinatura do contrato está prevista para o dia 17/09/2008 em sua agência.

Solicitamos a gentileza de entrar em contato com o gerente de sua agência na data acima mencionada, a partir das 13:30 hrs., para que o horário da assinatura do contrato de financiamento possa ser agendado.

Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, estaremos à disposição para auxiliá-lo através do Departamento Jurídico.

Atenciosamente,

TRANSCONTINENTAL ADMINISTRAÇÃO DE CRÉDITOS LTDA.

domingo, 7 de setembro de 2008

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

COMEMORAÇÃO

Alegria, com traços de cagaço, passeou pela comemoração de ontem. Foi mágico.

Beijos.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

(SOM IMPRONUNCIÁVEL)



Acabo de saber que a saga (ao menos a do empréstimo) acabou. A análise jurídica deu o "ok" para nossa pasta de financiamento e o contrato já está sendo providenciado. Que do caralho. Hoje é dia de comemoração.

Beijos repletos de alegria e pirotecnia.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

QUASE LÁ

Salve, salve. Na 2ª, depois de termos enviado, por fax, o último documento, recebemos mais um fatídico email do pessoal da Análise Jurídica do Banco. Pois é, ainda havia, para nossa surpresa, uma pendência. O email dizia que o documento enviado - o tal do ap de Guarapari - estava "incompleto". Liguei para entender o que significava "incompleto". Do outro lado da linha, a senhorita me disse que havia recebido o documento por fax - enviado pelo corretor boa praça de Guarapari -, mas faltava o verso do documento. O "incompleto", então, acusava o deslize do gajo. Por sorte, facilmente contornavel. Já enviamos o verso. Ao que parece, agora rumamos em direção ao inevitável - a assinatura do contrato. Úrrú.

2ª Análise - Data: 01/09/2008

01 - REFERENTE AO(S) VENDEDOR(ES)- Documentação analisada e aprovada para contratação (não há pendência).

02 - REFERENTE AO(S) COMPRADOR(ES) - Documentação analisada e aprovada para contratação (não há pendência).

03 - REFERENTE A UTILIZAÇÃO DO FGTS - Apresentar, inicialmente para análise, cópia completa da matrícula atualizada do imóvel localizado na "Avenida Guanabara, Praia do Morro, Guarapari/ES", pois a cópia apresentada está incompleta.

04 - REFERENTE AO(S) IMÓVEL(EIS) - Documentação analisada e aprovada para contratação (não há pendência)

Vamos nessa. Beijos e até.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A SALVAÇÃO VEM DE GUARAPARI

Lembram que ficou pendente a entrega de um último documento? O derradeiro e obstuso pedido do Banco era que enviássemos, por fax mesmo, certidão de ônus reais (tipo um "nada consta", um "ficha limpa", "sem antecedentes criminais") do apartamento de Guarapari que, até 2007, era da Michelly. Pois bem, quando soubemos do pedido varremos nossa pastinha de documentos que, por uma questão de coerência, deveria abrigar o referido documento. Ocorre que não havia nenhum traço dele por lá. Decidimos, então, ligar para Paulo Cirino - boa praça profissional e corretor de imóveis em Guarapari. Foi ele quem nos ajudou a vender o apartamento que Célio, meu sogro, deu para Michelly como forma de nos ajudar na compra de um ap por aqui na Cidade Maravilhosa - minha, por eleição da natureza, e da Michelly, por escolha. Quando ligamos para o corretor anunciando que a tal certidão seria nossa carta de alforria, ele, com a presteza usual, disse que resolveria. Mas não voltou a nos ligar para dizer como estava o andamento. Depois de, sem sucesso, tentar falar com ele, tentamos direto a imobiliária. Para nossa sorte, encontramos, do outro lado da linha, o Kiko. Nos tranquilizou e assumiu a tarefa. Providenciou a certidão no cartório e, em 3 dias, me confirmou que já estava com ela e, melhor, enviara, por fax, para o pessoal da Análise Jurídica. Serviço completo.Mais um parceiro do Tijolo. Valeu, Kiko. Ligamos para a Análise Jurídica e a outra parceira do Tijolo - a Josi - anuncioujá está acelerando com nosso processo por lá. Pediu que nós ligássemos na tarde de segunda-feira para pescarmos novidades. Quiçá a data de entrega do contrato. Quiçá. Torçamos pois.

Beijos e boa semana, rejuntinhos.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

26/08: UM DIA DE MUITAS NOVIDADES






Ontem recebemos o Mago. Trazia consigo várias novidades. A 1ª e mais importante, um novo orçamento de mão-de-obra. 0 valor ainda é alto, mas com profunda disciplina, vai dar pra encarar. É provável, portanto, que aunciemos a eleição do Jonas - novo personagem do Tijolo - como o empreiteiro que assumirá a obra. Divido com vocês a proposta apresentada por ele. Além do preço e da recomendação do Mago, o que o Jonas tem de positivo é a promessa de realização da obra em 80 dias.

O Mago, também de sua cartola, sacou as plantas em AUTOCAD - aquele tal programa que mapeia a planta milimetricamente. Temos as vistas da PLANTA ORIGINAL, da PLANTA PROPOSTA, a INDICAÇÃO DO QUE SERÁ DEMOLIDO e do que será CONSTRUÍDO, além da PLANTA FINAL. É natural que, no que diz respeito à decoração, mudaremos algumas coisas, mas a estrutura, a divisão dos espaços, será a apresentada na PLANTA FINAL. Isto se não houver alguma idéia que, durante a obra, possa mudar algo.

Té o próximo tijolo.